
Trilogia de Apu
3 filmes na franquia
Sobre a Coleção
A Trilogia de Apu é uma coleção de três filmes bengalis dirigidos por Satyajit Ray: Canção da Estrada, O Invencível e O Mundo de Apu. Os filmes — concluídos entre 1955 e 1959 — foram baseados em dois romances bengalis escritos por Bibhutibhushan Bandopadhyay: Pather Panchali (1929) e Aparajito (1932). Eles são frequentemente listados entre os maiores filmes de todos os tempos e são frequentemente citados como os maiores filmes da história do cinema indiano. A música original dos filmes foi composta por Ravi Shankar.
Todos os Filmes em Ordem
No início do século 20, Abul é um menino pertencente a uma pobre família brâmane de um vilarejo na Índia. Seu pai, poeta e sacerdote, é forçado a deixar seus entes queridos em busca de trabalho. Uma das obras-prima do cinema mundial, inédita no Brasil e nas Américas. Este filme foi a estréia espetacular de Satyati Ray. Recuperada a finais dos anos 90, pois um incêndio destruiu os negativos originais, esta é a primeira fita, que deu origem a Trilogia de Apu. Nela se narra a comovente história de uma família de Bengali perseguida pela má sorte. O pai, Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe trabalha para alimentar a uma família, que recebe com alegria e esperança a chegada de um novo filho, Apu.
Segundo filme da trilogia sobre a vida de Apu que aqui consegue uma bolsa de estudos e sai de casa, mas a mãe não suporta sua ausência. Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.
Apu é um estudante recém-formado e desempregado que sonha em ser escritor. Um amigo de escola o convida para um casamento e ele acaba como o noivo da garota que estaria se casando. Mesmo com repulsa pela idéia, ele aceita e a leva, posteriormente, de volta a Calcutá.


